MENU

Politica de troca e devolução: como funciona na loja Consul?

1. Condições Gerais:

Você pode solicitar a troca ou devolução de seus produtos na página de trocas e devoluções ou em nossos canais de atendimento, basta cumprir as seguintes regras:

  • A troca ou devolução deve ser solicitada dentro do prazo de 7 (sete) dias corridos a partir do recebimento do produto;
  • O produto deve estar acompanhado da 1ª via da Nota Fiscal de Venda ou DANFE (Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica). Por favor, relate no verso da nota fiscal o motivo da devolução;
  • O produto deverá ser encaminhado na embalagem original;
  • O produto não poderá conter nenhum indício de uso não autorizado;
  • O produto deverá estar acompanhado de etiquetas, manual de instalação e todos os seus componentes;

2. Desistência da Compra:

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), você pode desistir da compra em até 7 (sete) dias corridos após o recebimento do produto.

Se você se arrependeu da sua compra, antes de cancelá-la, veja em qual tipo de cancelamento você se enquadra:

  • Pagamento ainda não aprovado — se você fez a sua compra há pouco tempo, e o pagamento ainda não foi aprovado, acesse o menu “Meus Pedidos”, selecione o campo “Cancelar pedido”, informe o motivo do cancelamento e clique em “Enviar”. Em caso de boleto bancário, o pedido será automaticamente cancelado se não for pago, então basta ignorá-lo.
  • Pagamento aprovado — caso o seu pagamento já tenha sido aprovado, para cancelar, entre em contato com nosso chat.
  • Desistência antes do recebimento — se seu pedido já foi finalizado, mas você quer cancelá-lo, como titular da compra (seu nome deve constar na nota fiscal), você deve comunicar ao nosso chat que deseja fazer o cancelamento. Atenção: pedimos que seja o titular do pedido para evitar que pessoas não autorizadas interfiram nele.
  • Desistência com produto em trânsito — se o seu produto saiu do nosso centro de distribuição, tentaremos bloquear sua entrega com a transportadora e esperaremos que ela nos assegure o bloqueio. Se o pedido já estiver a caminho da sua residência, não será possível o cancelamento; então você deverá recusá-lo no ato da entrega e anotar no verso da nota fiscal o motivo da desistência, para iniciarmos o processo de devolução.
    Caso a compra seja cancelada e não dê tempo de barrar o pedido, recuse-a no ato da entrega.
  • Desistência após o recebimento — de acordo com o artigo 49 do CDC (Código de Defesa do Consumidor), você pode desistir da compra em até 7 (sete) dias corridos após o recebimento do produto: “O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de sete dias corridos a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.”

3. Avarias e Divergências de Transporte:

No ato da entrega e na presença do entregador, verifique se a embalagem está em perfeitas condições (não deve estar com a embalagem violada,rasgada,molhada). Além disso, o produto não deve estar avariado (amassado, riscado, arranhado). É importante conferir as especificações do produto e se está de acordo com o pedido e a descrição da Nota Fiscal que o acompanha. Caso exista qualquer divergência, recuse o produto no ato da entrega e não assine a nota fiscal. Verifique se o motivo foi registrado no verso da nota. Seremos informados pela transportadora e trataremos seu caso. Atenção: Confira todos os produtos no ato da entrega.

4. Defeito de Fabricação/Funcional:

A troca de produtos com defeito pode ser solicitada dentro do prazo de 7 (sete) dias corridos contados a partir da data do recebimento dos produtos. É fundamental, para facilitar o processo de atendimento, o detalhamento do defeito apresentado no produto. Caso o prazo de 7 dias corridos seja ultrapassado, é necessário entrar em contato diretamente com a rede de serviços autorizada.

5. Devolução por coleta no local de entrega:

A coleta do(s) produto(s) será realizada no mesmo endereço de entrega, obedecendo as regras expostas no item 1. Condições gerais.

Importante: Peça o comprovante de coleta do seu produto, pois ele é a garantia de que o produto foi retirado da sua residência. Caso o entregador não tenha o protocolo, não entregue a mercadoria e comunique o ocorrido à central de atendimento.

6. Devolução de valores (ressarcimento):

Para casos de desistência antes do recebimento do produto a restituição do valor pago ocorre conforme a opção de pagamento:

  • Em caso de boleto bancário, o pedido será automaticamente cancelado se o pagamento não for realizado.
  • Em caso de cartão de crédito, se o pagamento não for aprovado, fique tranquilo, você receberá uma notificação de cancelamento. Se o pagamento for realizado, o titular da compra deve entrar em contato com a central de atendimento e solicitar o cancelamento. Se o pedido não for enviado à transportadora, a central efetuará o processo de cancelamento e estorno da fatura do cartão. Nas situações em que o produto já foi enviado, aguardamos a confirmação do bloqueio da entrega ou da recusa de entrega pelos nossos transportadores.

Para desistência da compra depois do recebimento do produto, o prazo para desistência da compra é de 7 dias corridos, a contar do recebimento do produto e a desistência deve ser comunicada através de nossos canais de atendimento. Atendidas as exigências acima, a restituição do valor pago ocorre conforme as opções de pagamento:

  • Para cartão de crédito, a operadora de cartão será notificada do cancelamento do débito em até 7 dias úteis. Caso o débito já tenha ocorrido, o estorno da(s) parcela(s) paga(s) pode ocorrer em até 2 faturas subsequentes, sendo este procedimento de responsabilidade da instituição financeira. Note que nesse caso, o débito das parcelas continuará ocorrendo até que o estorno seja realizado e o débito do restante do valor seja cancelado.
  • Para compras efetuadas com boleto bancário ou débito em conta, os dados bancários (banco, conta corrente e CPF) devem ser informados. O depósito no valor do produto devolvido será feito em conta corrente do titular em até 7 (sete) dias úteis. Caso o titular da compra não possua conta corrente, será preciso enviar uma carta de próprio punho e assinada, com a identificação de seu RG e CPF (por fax, carta registrada ou e-mail) com os dados completos de autorização do crédito. Importante: forneça com atenção seus dados bancários, inclusive o dígito de conta, evitando atrasos no processo de ressarcimento.
  • Para carteiras digitais (Mercado Pago, Paypal, PicPay e demais), após o cancelamento efetivado será enviado uma notificação do cancelamento a partir do nosso sistema (site) para a carteira digital em até 7 dias úteis, sendo assim enviado o valor de estorno para ela. A partir disso verifique diretamente com a carteira digital o processo interno de devolução do dinheiro a partir da forma de pagamento escolhida dentre as disponíveis (saldo em conta, cartão de crédito, boleto, entre outros).

Esse guia foi útil?

NãoSim

Dúvidas relacionadas

Quer ajuda de um dos nossos especialistas?

Agendar visita técnica