Politica de troca e devolução: como funciona na loja Consul?
1. Condições Gerais:
Você pode solicitar a troca ou devolução de seus produtos na página de trocas e devoluções ou em nossos canais de atendimento, basta cumprir as seguintes regras:
- A troca ou devolução deve ser solicitada dentro do prazo de 7 (sete) dias corridos a partir do recebimento do produto;
- O produto deve estar acompanhado da 1ª via da Nota Fiscal de Venda ou DANFE (Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica). Por favor, relate no verso da nota fiscal o motivo da devolução;
- O produto deverá ser encaminhado na embalagem original;
- O produto não poderá conter nenhum indício de uso não autorizado;
- O produto deverá estar acompanhado de etiquetas, manual de instalação e todos os seus componentes;
2. Desistência da Compra:
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), você pode desistir da compra em até 7 (sete) dias corridos após o recebimento do produto.
Se você se arrependeu da sua compra, antes de cancelá-la, veja em qual tipo de cancelamento você se enquadra:
- Pagamento ainda não aprovado — se você fez a sua compra há pouco tempo, e o pagamento ainda não foi aprovado, acesse o menu “Meus Pedidos”, selecione o campo “Cancelar pedido”, informe o motivo do cancelamento e clique em “Enviar”. Em caso de boleto bancário, o pedido será automaticamente cancelado se não for pago, então basta ignorá-lo.
- Pagamento aprovado — caso o seu pagamento já tenha sido aprovado, para cancelar, entre em contato com nosso chat.
- Desistência antes do recebimento — se seu pedido já foi finalizado, mas você quer cancelá-lo, como titular da compra (seu nome deve constar na nota fiscal), você deve comunicar ao nosso chat que deseja fazer o cancelamento. Atenção: pedimos que seja o titular do pedido para evitar que pessoas não autorizadas interfiram nele.
- Desistência com produto em trânsito — se o seu produto saiu do nosso centro de distribuição, tentaremos bloquear sua entrega com a transportadora e esperaremos que ela nos assegure o bloqueio. Se o pedido já estiver a caminho da sua residência, não será possível o cancelamento; então você deverá recusá-lo no ato da entrega e anotar no verso da nota fiscal o motivo da desistência, para iniciarmos o processo de devolução.
Caso a compra seja cancelada e não dê tempo de barrar o pedido, recuse-a no ato da entrega. - Desistência após o recebimento — de acordo com o artigo 49 do CDC (Código de Defesa do Consumidor), você pode desistir da compra em até 7 (sete) dias corridos após o recebimento do produto: “O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de sete dias corridos a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.”
3. Avarias e Divergências de Transporte:
No ato da entrega e na presença do entregador, verifique se a embalagem está em perfeitas condições (não deve estar com a embalagem violada,rasgada,molhada). Além disso, o produto não deve estar avariado (amassado, riscado, arranhado). É importante conferir as especificações do produto e se está de acordo com o pedido e a descrição da Nota Fiscal que o acompanha. Caso exista qualquer divergência, recuse o produto no ato da entrega e não assine a nota fiscal. Verifique se o motivo foi registrado no verso da nota. Seremos informados pela transportadora e trataremos seu caso. Atenção: Confira todos os produtos no ato da entrega.
4. Defeito de Fabricação/Funcional:
A troca de produtos com defeito pode ser solicitada dentro do prazo de 7 (sete) dias corridos contados a partir da data do recebimento dos produtos. É fundamental, para facilitar o processo de atendimento, o detalhamento do defeito apresentado no produto. Caso o prazo de 7 dias corridos seja ultrapassado, é necessário entrar em contato diretamente com a rede de serviços autorizada.
5. Devolução por coleta no local de entrega:
A coleta do(s) produto(s) será realizada no mesmo endereço de entrega, obedecendo as regras expostas no item 1. Condições gerais.
Importante: Peça o comprovante de coleta do seu produto, pois ele é a garantia de que o produto foi retirado da sua residência. Caso o entregador não tenha o protocolo, não entregue a mercadoria e comunique o ocorrido à central de atendimento.
6. Devolução de valores (ressarcimento):
Para casos de desistência antes do recebimento do produto a restituição do valor pago ocorre conforme a opção de pagamento:
- Em caso de boleto bancário, o pedido será automaticamente cancelado se o pagamento não for realizado.
- Em caso de cartão de crédito, se o pagamento não for aprovado, fique tranquilo, você receberá uma notificação de cancelamento. Se o pagamento for realizado, o titular da compra deve entrar em contato com a central de atendimento e solicitar o cancelamento. Se o pedido não for enviado à transportadora, a central efetuará o processo de cancelamento e estorno da fatura do cartão. Nas situações em que o produto já foi enviado, aguardamos a confirmação do bloqueio da entrega ou da recusa de entrega pelos nossos transportadores.
Para desistência da compra depois do recebimento do produto, o prazo para desistência da compra é de 7 dias corridos, a contar do recebimento do produto e a desistência deve ser comunicada através de nossos canais de atendimento. Atendidas as exigências acima, a restituição do valor pago ocorre conforme as opções de pagamento:
- Para cartão de crédito, a operadora de cartão será notificada do cancelamento do débito em até 7 dias úteis. Caso o débito já tenha ocorrido, o estorno da(s) parcela(s) paga(s) pode ocorrer em até 2 faturas subsequentes, sendo este procedimento de responsabilidade da instituição financeira. Note que nesse caso, o débito das parcelas continuará ocorrendo até que o estorno seja realizado e o débito do restante do valor seja cancelado.
- Para compras efetuadas com boleto bancário ou débito em conta, os dados bancários (banco, conta corrente e CPF) devem ser informados. O depósito no valor do produto devolvido será feito em conta corrente do titular em até 7 (sete) dias úteis. Caso o titular da compra não possua conta corrente, será preciso enviar uma carta de próprio punho e assinada, com a identificação de seu RG e CPF (por fax, carta registrada ou e-mail) com os dados completos de autorização do crédito. Importante: forneça com atenção seus dados bancários, inclusive o dígito de conta, evitando atrasos no processo de ressarcimento.
- Para carteiras digitais (Mercado Pago, Paypal, PicPay e demais), após o cancelamento efetivado será enviado uma notificação do cancelamento a partir do nosso sistema (site) para a carteira digital em até 7 dias úteis, sendo assim enviado o valor de estorno para ela. A partir disso verifique diretamente com a carteira digital o processo interno de devolução do dinheiro a partir da forma de pagamento escolhida dentre as disponíveis (saldo em conta, cartão de crédito, boleto, entre outros).